quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Comércio Social: varejo entre amigos

Em meio ao cenário de crescimento do varejo online e do boom das mídias sociais, surge o comércio social como uma linha de evolução do e-commerce. Uma nova perspectiva para o comércio, que busca transformar as redes sociais em negócios rentáveis e o buzz da internet, em vendas.  O s-commerce utiliza as conexões sociais das pessoas para divulgação de marcas. Os internautas podem compartilhar preferências com seus amigos e estes, por sua vez, repassar aos outros, construindo, dessa forma, um ciclo de divulgação, uma espécie de boca a boca high tech. A principal transformação percebida é o consumidor atuando como veículo. É necessário que ele fale das marcas nas redes sociais que utiliza e não que as marcas usem as redes para falarem sobre si- o que interrompe a experiência online dos consumidores. Portanto, aliar o conteúdo colaborativo às vendas online, além da facilidade no acesso de informações sobre tendências de compras – como novos nichos de mercado – certamente potencializará a força das vendas online.  O comercio social é uma forma  eficaz de marketing, no qual a postura invasiva da publicidade tradicional é deixada de lado. São pessoas resolvendo as questões de consumo de outras pessoas, reflexos da internet colaborativa. Por isso, não há mais como pensar o planejamento da mídia sem entender um pouco de tecnologia e de como os novos consumidores podem interagir através de conteúdos colaborativos sobre marcas, produtos e serviços. O fato inegável é que com essa nova realidade de convergência tecnológica, de mídia gerada pelo consumidor, e de inúmeras possibilidades de compras online, o que é ameaça para alguns, se torna oportunidades rentáveis para outros.

Texto extraído e adaptado da monografia Comércio Social: varejo entre amigos. Autoras: Carolina Melo, Laryssa Farias e Nara Barros e Silva

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