segunda-feira, 25 de abril de 2011

#Mudanças #Novos Hábitos #Novos Desafios

A mudança de comportamento e novos hábitos de consumo da sociedade associada à chegada das novas tecnologias exigem dos profissionais de propaganda a habilidade de antecipar-se as novidades e apoiar suas estratégias em novas tendências do marketing onde o foco é o consumidor.
Os consumidores estão mudando as formas de perceber e se relacionar com as marcas. São novos padrões de comportamento, que vêm exigindo, entre várias atitudes, uma comunicação mais próxima, mais sensível às necessidades dos consumidores. Que utilize ferramentas inovadoras, plataformas inusitadas. Que seja mais colaborativa e cujo conteúdo se faça a partir do próprio cotidiano, da vida das pessoas. Não à toa os meios tradicionais de comunicação estão observando quedas de audiência, certo?
Neste contexto, a propaganda assume múltiplos desafios. Não basta apenas expor marcas. É preciso fazê-las desejadas, essenciais, vitais. Quase da família. É preciso desenvolver experiências, entreter, interagir e envolver os consumidores. É preciso sair da postura passiva para ativa e, principalmente, ensinar algo às pessoas, trocar valores. Ser parte. 
E a mídia tem a nobre responsabilidade de fazer essa comunicação acontecer. De formar opinião, de apontar tendências e de fortalecer marcas. Consumidores sempre estarão dispostos a pagar mais por um produto com o qual se identifiquem e o sensibilize.
Ana Paula Alcântara é publicitária, coordenadora de mídia na Aporte Comunicação, especialista em marketing e professora na Faculdade Joaquim Nabuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário