terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasileiros são os que mais compram online na América Latina

A ComScore divulgou hoje um estudo sobre a atividade de comércio virtual no Brasil, México, Argentina, Chile e Peru, e mostrou que o Brasil é o que mais consome via sites de e-commerce, com a maior porcentagem de conversão de visitantes de sites de comércio virtual a compradores: 94% dos consumidores no Brasil realizaram uma compra online no período do estudo. A Argentina vem depois com 89%, e 84% de visitantes a sites na Colômbia apresentaram o mesmo comportamento.

Pergunta: Você realiza compras online, como complemento às suas compras offline? (Dentre aqueles que visitam sites de comércio online)

Outubro e Novembro 2010
Fonte: comScore, Inc.

Porcentagem de Visitantes de Sites de Comércio Online que Realizaram Compras Online.

América Latina por Gênero
Homens – América Latina 79%
Mulheres – América Latina 88%
País
Brasil 94%
Argentina 89%
Colômbia 84%
México 82%
Chile 71%
Peru 63%

O estudo descobriu que apesar de a maioria dos visitantes a sites de comércio virtual na América Latina realizar compras online, comerciantes ainda enfrentam obstáculos em converter muitos consumidores em compradores virtuais devido a preocupações sobre a segurança das transações, disponibilidade de opções de pagamento e a seleção de produtos online.

“Relativamente a outras regiões globais, a indústria de comércio virtual na América Latina ainda está engatinhando, mas os consumidores estão mostrando fortes indícios de adesão ao comportamento,” disse Alejandro Fosk, vice presidente da comScore na América Latina. “Com 3 de cada 5 usuários da Internet na América Latina visitando sites de comércio a cada mês, fica claro que os consumidores tem interesse em comércio virtual. Para converter esses visitantes em compradores, os comerciantes precisam considerar as preocupações dos consumidores ao fazer compras online para ajudar no crescimento da indústria de comércio virtual em seu completo potencial nessa região.”


Motivos de Segurança Estão no Topo da Lista de Principais Preocupações de Possíveis Compradores Online

Dentre aqueles que não realizaram compras on-line, motivos de segurança se posicionaram como a maior preocupação entre os possíveis compradores. 68% das mulheres listaram a preocupação com a segurança como uma razão para não comprar online, com 48% dos homens reportando a mesma razão. A preferência por comprar pessoalmente ao invés de virtualmente também foi um obstáculo expressivo às compras online, com 38% dos homens e 32% das mulheres reportando isso como um motivo. Os consumidores também alegaram que as opções de pagamento oferecidas inibiram sua adesão às compras virtuais (35% de homens, 32% de mulheres), assim como os custos de frete (30% de homens, 42% de mulheres).

Pergunta: Por que você não realiza compras online? (Dentre os participantes que não fizeram compras online)

Outubro e Novembro 2010
Fonte: comScore, Inc.

Porcentagem de Consumidores Latino-Americanos
Razão para Não Comprar Online Homens Mulheres

Motivos de segurança 48% 68%
Preferem comprar pessoalmente a virtualmente 38% 32%
As opções de tipo de pagamento oferecidas 35% 32%
Custos de frete 30% 42%
Seleção de produtos não tão boa como a offline 13% 5%
3 entre cada 4 Compradores Online na Argentina Preferem Realizar Compras em Websites Locais

Uma análise de preferência de consumidores entre comprar em sites de comércio virtual locais ou internacionais revelou que os consumidores na Argentina mostraram uma forte preferência por comprar em websites locais, com 3 entre cada 4 consumidores preferindo essa opção. Mais da metade dos consumidores no Brasil e na Colômbia também preferiu comprar em websites locais, enquanto um pouco mais da metade dos consumidores no México, Chile e Peru preferiu websites internacionais para realizar suas compras.

Pergunta: Se oferecida uma opção, você preferiria comprar em Websites Locais ou Internacionais? (Dentre aqueles participantes que realizam compras online)
Outubro e Novembro 2010
Fonte: comScore, Inc.

% de Consumidores

Websites Locais Websites Internacionais
Brasil 58% 42%
México 49% 52%
Argentina 76% 24%
Chile 49% 51%
Colômbia 55% 45%
Peru 48% 52%

Fonte: comScore

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