quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A Importância da Pesquisa


Recentemente em uma entrevista que estava fazendo na agência, o entrevistado me perguntou: “Mas vocês compram pesquisa de mídia?” Eu respondi que sim, e ele indagou: “Porque na agência que trabalho atualmente não tem nenhum software e fazemos tudo pelo ‘achometro’.”
Como assim?! Pois bem, a pesquisa de mídia é fundamental para qualquer planejamento dentro de uma agência. Somos os responsáveis por aplicar a verba do cliente no meio e no veículo de forma correta, e de nada adianta ter os softwares se o mídia não souber traduzir os números e aplicá-los da melhor forma. A pesquisa é imprescindível para nortear uma estratégia, e com criatividade e experiência montamos um plano eficaz, indo além do cronograma. O anunciante precisa conhecer a base e construção do trabalho.
Como fazer um plano sem ter softwares como o Media Workstation, com a audiência e afinidade dos programas de TV, sem o Easy Media, com o perfil e audiência das emissoras de rádio, sem o TGI ou Marplan, onde temos os índices de comportamento e hábitos do consumidor, além de tantos outros com tamanha importância? A falta desses softwares pode ser driblada com informações disponíveis na internet, no site do Ibope e Ipsos, e também com os diversos veículos. O que não é permitido no nosso setor é ficar sem informação e fazer no “achometro”.
Uma pesquisa pode ser cara, mas nós profissionais temos que lutar por ela dentro de nossas agências, e mostrar o risco de se aplicar a verba erroneamente, arriscando toda uma campanha criativa com canais errados. O nosso departamento é importante para o sucesso do produto ou marca, e, consequentemente, pelo beneficio da empresa com a qual trabalhamos.
Por : Paula Fernanda Diretora de Eventos do GMPE e Coordenadora de Mídia da Arcos Comunicação
Artigo publicado na coluna Diario Propaganda e Marketing do Diario de Pernambuco de hoje 22.12.2010

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