quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Monitor Evolution, do IBOPE Mídia, passa a auferir investimentos em publicidade no mobiliário urbano

Levantamento mostra que nos primeiros nove meses deste ano foram investidos R$ 310 milhões neste tipo de anúncio em nove cidades.


O Monitor Evolution, serviço do IBOPE Mídia que permite avaliar o investimento publicitário e acompanhar a estratégia de comunicação de anunciantes e veículos no Brasil, agora também acompanha a veiculação de anúncios em mobiliário urbano em nove praças, além de auferir os investimentos em televisão aberta e por assinatura, rádio, jornal, revista, cinema, internet e outdoor. Com isso, o mercado publicitário brasileiro passa a ter acesso também a informações sobre os anúncios visuais em abrigos de ônibus e de táxi, sanitários, cabines telefônicas, bicicletários, painéis informativos, indicadores de temperatura, relógios, placas de ruas, bancas de jornal, totens, entre outros cujo conceito é o beneficio à população.

A eficiência da publicidade em mobiliário urbano é incontestável. De acordo com a pesquisa Target Group Index, do IBOPE Mídia, esse é o terceiro meio em penetração na população, abaixo somente da televisão e do rádio. Em Porto Alegre, Salvador e Brasília, o mobiliário urbano já ocupa a segunda posição, sendo superado apenas pela TV.

Por isso, os investimentos publicitários nesse meio estão crescendo. Nos primeiros nove meses de 2010, segundo levantamento do Monitor Evolution, foram investidos R$ 310 milhões de verba publicitária no meio mobiliário urbano.  Um quarto desse valor originou-se da publicidade de serviços ao consumidor e um quinto veio do comércio varejista. Também registraram volume significativo de investimentos os setores de telecomunicações, serviços públicos e sociais e bebidas.

No Rio de Janeiro, os campeões em publicidade em mobiliário urbano foram o Supermercado Guanabara, com investimento de mais de R$ 25 milhões em anúncios, seguido por Ministério da Saúde e TIM Brasil. De acordo com o Monitor Evolution, o Rio é a cidade com maior participação no montante investido no meio mobiliário urbano, com mais da metade do valor total de investimentos. Depois aparecem Curitiba, Brasília e Salvador. Manaus ocupou a quinta posição, à frente de praças como Belo Horizonte e Porto Alegre.  Em todos os locais pesquisados destacaram-se os investimentos de supermercados e escolas, além de eventos sociais e culturais, campanhas públicas e varejistas de telefonia móvel.

Para a realização do levantamento sobre publicidade no mobiliário urbano, o IBOPE Mídia conta com o apoio e a parceria das empresas Ativa, Cemusa, ClearChannel e Grupo Plamarc.

“Contribuir para o aprimoramento do mobiliário urbano foi o que impulsionou a parceria com as exibidoras. Acreditamos que são com iniciativas como essa que traçamos um panorama bem informado do mercado publicitário e agregamos valor ao trabalho dos profissionais de mídia”, explica Rita Romero, diretora do IBOPE Monitor.

Fonte: Ibope

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