quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Publicitários acreditam que o veículo é a própria audiência


Publicitários de grandes empresas falam no 3º painel do MediaOn 2010 
                                               Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
 
 
Hermano Freitas
Vagner Magalhães
O debate entre um grupo de quatro engenheiros que trabalham nas áreas de publicidade e marketing de grandes empresas, no terceiro painel do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), realizado nesta quarta-feira, em São Paulo, concluiu que hoje os veículos são a própria audiência e que a audiência em massa, vista em décadas passadas, está em extinção. O debate foi mediado pelo diretor geral do Terra Brasil, Paulo Castro.


De acordo com Abel Reis, presidente da AgênciaClick, estamos hoje diante de uma nova cultura de consumo (digital) de mídia. "O que vemos hoje é que as marcas se transformam em conteúdo". Ele citou o exemplo do protótipo do Mio, da Fiat, que recebeu 11 mil idéias relevantes na contrução do carro conceitual. "Foram 17 mil inscritos em 160 países", disse.
Segundo João Batista Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat, atenção ao que se fala nas redes sociais sobre a marca é essencial para um bom posicionamento da empresa. "A marca precisa conversar com as pessoas, já que elas conversam entre si sobre a marca", afirmou.
Carlos Werner, diretor de Marketing da Samsung, lembra que quando se toma a decisão de comprar uma TV, o primeiro lugar que se procura sobre as qualidades do produto é a internet. "Essa é uma fonte realmente importante, que precisa ser acompanhada de perto. Estamos dispostos a conversar com os consumidores".
Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, afirma que anunciante não está nem aí para conteúdo e audiência. O que ele quer é resultado. "A gente tem de contribuir com a venda, não com a educação. Quem tem de fazer isso é professor", disse.

Fonte: Terra Brasil

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