terça-feira, 5 de outubro de 2010

Conteúdo e Estratégia para a 5ª tela.

No inicio desta tarde tivemos a palestra de Keith Kelsen da 5th Screen – EUA com o tema  Conteúdo e Estratégia para a 5ª tela. E nos perguntamos o que danado é essa 5ª tela? Na verdade a 5ª tela é algo que já faz parte do nosso dia-a-dia , a mídia digital out-of-home (fora de casa), aquelas telas que somos impactadas nos elevadores, supermercados, farmácias, academias, restaurantes, dentre outros. É uma mídia que vem crescendo muito, já que na era de hoje as pessoas passam mais tempo nas ruas do que dentro de casa, e temos que acompanhar o consumidor onde ele está de forma eficaz, sem ficar inconveniente.
Keith Kelsen nos mostrou como essa mídia tem avançado nos EUA e tem avançado aqui no Brasil, mesmo que em proporções bem diferentes. A penetração deste meio nos EUA é de 35% enquanto que no Brasil é de apenas 2%.
Esse meio está onde o consumidor compra, se alimenta, se cuida (academia e consultórios), se transporta, é uma nova forma de atingir o consumidor onde ele está.  
Na 5ª tela tem existir uma expectativa de conteúdo relevante que contribua para a transmissão da mensagem, dessa forma há uma captura no pensamento do consumidor.  As empresas que comercializam as telas tem que se preocupar com o que é passado para o público, justamente para atrair o interesse dele. Um exemplo simples é que  quem está no consultório esperando ser atendido pode ser impactado por algo relevante como cuidados com a gestação.
Outro ponto abordado é que muitas empresas simplesmente adaptam o comercial que está veiculando na TV e colocam nas telas, o que é um grande erro. Muitas telas não tem áudio, então tem que ser pensar na peça para o meio out-of-home, para a campanha alcançar resultados positivos.
Uma das vantagens faladas por Keith é que o meio permite agilidade de conteúdo facilitando o interesse do consumidor, além de podermos adaptar o ponto de acordo com a campanha,  período e público especifico. Nele também permite a interatividade como o recebimento  de SMS, tela de gestos e que no ponto de vista dele você não pode ter isso em outro tipo de mídia.
A apresentação durou em torno de 1 hora e nos mostrou o que é a 5ª tela, os avanços de investimento/penetração do meio no EUA e Brasil, além de apontar as vantagens e as formas de como utilizarmos este meio.
Em resumo a palestra não nos trouxe nada novo, tivemos uma sensação de que o assunto estava sendo repetido do começo ao fim. Mesmo diante dessa sensação, o que tiramos disso é que temos que nos atentar/acompanhar a evolução dessa mídia no nosso mercado, ter uma alternativa principalmente com a redução que estamos sofrendo com mídia exterior.

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