quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Palavra de Mídia – O que eu sabia ainda serve? Qual parte?

A primeira palestra do dia de hoje, começou com mais um bate papo com três principais nomes da Mídia Nacional. Luiz Fernando Vieira da Africa e Presidente do GMSP, Gleidys Salvanha da Y&R e Gustavo Gaion da Ogilvy com mediação de Marcelo Salles Gomes do Grupo Meio & Mensagem.
A conversa começou com a colocação da certificação do profissional de Mídia que o Grupo de Mídia de São Paulo esta lançando até o final desse ano para o mercado aqui de São Paulo e que irá se estender para os outros estados através dos Grupos de Mídias de cada cidade. A quantidade de estudantes hoje interessados na área de mídia da agência vem crescendo bastante em todas as praças e com isso a preocupação pelo profissional de mídia esta cada vez mais capacitado para enfrentar o mercado.
 Antigamente os profissionais de mídia estavam apenas preocupados em negociar descontos com os contatos comerciais pois até hoje os anunciantes cobram das agências sempre uma melhor negociação e por isso no mercado de São Paulo existe uma prática para grandes anunciantes que são as mesas de negociações que são pessoas responsáveis apenas pelas negociação dos clientes.
A demanda cada dia esta mais complexa para os profissionais de mídia que hoje passa a ser muito mais do que um simples profissional que recebia o material da campanha com a obrigação apenas de colocar a campanha no ar e hoje a história já é outra colocando esse profissional em um ponto de grande participação dentro do processo.
Em mais uma conversa o assunto do on e off voltou a ser debatido e de acordo com os palestrantes confirmaram o que esta sendo colocado desde o primeiro dia do evento a questão do profissional e as agências hoje trabalharem com as duas plataformas de forma integrada O que vai exigir cada vez mais dos profissionais de mídia que se não entrarem nesse processo vão ficar trás.
Para finalizar os três palestrantes afirmam que tudo que conseguimos absorver até hoje ainda como profissional de mídia serve e precisa sempre ser atualizado, até porque para alguns projetos os formatos tradicionais de comunicação ainda são os mais indicados e por isso não devemos jogar fora tudo que já vivemos até hoje.
Em uma previsão para os próximos cinco anos de propaganda afirmaram os palestrantes que vamos ter que repensar todo o processo de trabalhar com uma marca desde o formato tradicional de uma agência até mesmo como vamos chegar ao nosso consumidor.
A conversa mostrou que os pensamentos dos principais nomes do mercado refletem exatamente o que estamos vendo de mudanças dentro da comunicação.
Vamos fazer diferente?

Um comentário:

  1. Muito bom isso, acredito que temos que ter essa certificação também no nosso Estado.

    Além disso temos que esta antenado com tudo de novo, principalmente no ON, que cada dia surgem novidades nesse segmento.

    Parabéns pela cobertura, grande iniciativo do @gmpernambuco.

    @marilliapontes

    ResponderExcluir