quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Você tem 6,5 segundos para captar a atenção do seu consumidor – Laurence Boschetto – Draft FCB USA


O palestrante começou resgatando dados colocados numa palestra dada 02 anos atrás. Colocou que o mundo está mudando muito rapidamente, e que, como abordado em outros painéis, o consumidor de hoje é ativo e atuante, faz suas próprias pesquisas sobre marcas e produtos.
Os consumidores hoje estão no controle. É um diálogo de duas vias. A partir do momento que as empresas veiculam mensagens direcionadas aos consumidores, os mesmos vão processar, comentar, rebater.
Tem havido muita mudança em relação à lealdade de marca. O marketing “realtime” deve seguir alguns pontos básicos:
  • Respond to data & analytics
  • Balance creativity & accountability
  • Performance driven
Foram analisadas, também, pontos de uma nova realidade na relação cliente-consumidor-mercado. As massas não estão mortas. A TV voltou a ter crescimento de audiência. Existem mais e mais pontos de contato com o consumidor.
A era atual é de exposição. A vida das pessoas é mais que um livro aberto. O Big Brother somos nós mesmos, vigiando os passos uns dos outros. Antes de falar algo, de se expressar, pare e se pergunte: eu quero que o mundo ouça isso?
A era atual também é a do “tudo importa”. Não existem mais conversas casuais.
No tempo atual: demora-se muito para criar uma boa reputação, mas apenas minutos para destruí-la. Foram exploradas informações sobre marcas que enfrentam problemas por causa da disseminação de informações, como a Toyota e a Domino’s Pizza.
O balanço feito pelo palestrante é que hoje, comparando-se com o ontem, as coisas são globais, a estratégia é pro-atividade e que a vida de pessoas e marcas é exposta.
Vários dados importantes foram colocados sobre a vida hoje. Por exemplo: em 1970 as pessoas tinham em média 500 momentos de marketing por dia. Hoje a média é de 5.000! Um dado chocante: em comparação com 2008, o ano de 2010 apresenta 60 milhões a mais de desempregados!
O grande dilema do marketing: o comportamento do consumidor!
O tema da palestra – 6,5 segundos, deve-se a uma conta levando-se em consideração vários fatores analisados, mostrando que a mensagem tem em torno de 6,5 segundos para chamar a atenção do consumidor, e fazer com que ele retenha e tente assimilar a mensagem.
Vários outros dados colocados divertem e preocupam. Por exemplo: nos EUA, 20% das petições de divórcio citam o Facebook!
No final o palestrante explorou vários cases de sua agência, mostrando a integração de informações e o uso de múltiplos pontos de contato. O do cookie OREO, por exemplo, que é o biscoito número 1 dos EUA, virou o biscoito número 1 do Mundo. O conceito usado é: twist, lick, dunk (rodar, lamber, mergulhar).
A palestra foi muito rica, e serve, mais uma vez, para reforçar que precisamos prestar atenção nos consumidores.  Precisamos nos relacionar com eles, ser próximos e ouvi-los. Eles estão no comando.

Um comentário:

  1. Ótima a palestra e a cobertura que o Grupo de Mídia de Pernambuco está fazendo, juntamente com o @mercadonoar!

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