quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A marca como o principal ativo intangível das empresas do século atual é hoje legalmente tratada como ativo das empresas – Gilson Nunes da Brand Finance e SuperBrands Brasil.

 Gilson Nunes tratou em sua palestra como medir e gerenciar o valor de marca. Dos 86 setores no Brasil 55% das marcas são genuinamente brasileiras, marcas que tem um peso relevante, mas esse índice tende a cair em função da chegada de novas marcas, vendas dessas marcas brasileiras e reposicionamento. Estamos vivendo uma fase de transição e temos o desafio de fortalecer as marcas brasileiras. Ele citou que o Brasil começou a pensar em internacionalizar como é o caso das Havaianas, mas nenhuma conseguiu ser global. Para ele a Havaianas assim como outras marcas que querem internacionalizar tem que tomar cuidado para não ser simplesmente uma marca de moda, tem que entender a cultura dos mercados internacionais e haver um investimento, é um longo caminho para se tornar uma marca global como Adidas e Nike, pois elas tem distribuição em todo o mundo e são desejadas pelos consumidores.

Ele tratou a importância dos ativos intangíveis para o valor das marcas, ativos estes que são os nomes das marcas, tecnologia, capital humano. Nos EUA 63% do valor da marca é atribuído aos valores intangíveis. Gilson aponta que a mensuração dos valores intangíveis das empresas vai se tornar cada vez mais interessante no Brasil para os balanços, o que significa uma análise detalhada dos ativos. É importante ressaltar que atualmente valores como marca só podem entrar no balanço no caso da compra e venda de ativo intangível.


Muitas marcas brasileiras ainda trabalham só os atributos básicos para o posicionamento da marca, mas os ativos intangíveis passam a ser necessários a partir de agora.
Para encerrar a palestra ele nos mostrou os drives de valor como resultado das entrevistas e pesquisas e como eles fazem essas pesquisas de valores de marca na Brand Finance.


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