quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sparking Cultural Moments – Ilana Bryant – StrawberryFrog – EUA

A última palestra desse segundo dia do evento, trouxe algumas novidades, além de ser uma das mais esperadas e comentadas pelos corredores antes de começar foi a que conseguiu mais número de perguntas além de uma maior participação do público presente.
O assunto era mostrar como podemos criar movimentos como a nossa marca. Sabemos que hoje em dia o nosso público-alvo esta querendo muito mais do que só saber os benefícios que a marca irá trazer, ele quer sentir a marca presente na sua vida.
Na publicidade do comercial de TV, anúncio de jornal (os formatos  tradicionais) só o anunciante fala e o cliente absorve essa informação, nesse novo modelo apresentado de movimento cultural como plataforma de comunicação, transformam consumidores em defensores e multiplicadores da marca. Para a palestrante a estratégia mais correta é desenvolver movimentos de “fora para dentro”, que nascem do consumidor e envolve a marca.
A parte mais importante para criação de um movimento é que as pessoas envolvidas através de plataformas de integração possam conversar sobre o produto de uma forma que apresente as suas próprias experiências com a marca, fazendo com que o boca-boca volte a ser o melhor comunicador para a marca.
O que devemos pensar antes de desenvolver uma estratégia de comunicação onde o movimento cultural terá grande participação é identificar uma oportunidade, centralizar tudo isso em um movimento, ativar a ideia e não ficar apenas anunciando. Nesse ponto de criar movimentos podemos falar não só na questão de criação para uma marca ou produto como também para várias ações de sustentabilidade e de novos conceitos para uma vida melhor.
Entre, vários cases apresentados pela palestrante durante o evento, destacamos as ações criadas em todo o mundo para a hora do planeta – onde todos tinham que ficar sem utilizar a energia pelo período de uma hora em uma determinada data e todo o conteúdo para o sucesso desse projeto foi trabalhado nas plataformas de relacionamento e depois seguiu para as mídias tradicionais.
Então, já esta na hora de pensarmos em projetos diferenciados, agora isso não é fazer um anúncio de 03 páginas sequenciadas no jornal ou um VT de 03 minutos na TV é colocar a cabeça para ir mais longe e pensar como podemos nos destacar dentro do cenário atual fazendo movimentos com a nossa marca e colocando o nosso consumidor como principal garoto propaganda.

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