quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Maximizando o impacto do patrocínio nos negócios

Enfim, chegamos ao último painel dessa edição do MaxiMídia 2010 com palestra do Jim Andrews da IEG - EUA e depois um grande debate com a participação do Fernando Bomfiglio da Souza Cruz e do Paulo Koelle da P&G e moderação do Sérgio Ajzenberg da Divina Comédia.
O número de oportunidades de patrocínio está aumentando, assim como os gastos daqueles que desejam se tornar patrocinadores. Por isso, é importante que os marketeiros adotem uma abordagem estratégica para garantir o retorno sobre investimento ao se associar com eventos e organizações esportivos, culturais e de entretenimento. Tomar decisões de patrocínio baseadas apenas nas impressões causadas ou sem um plano para aproveitar a parceria de modo a torná-la relevante para o público-alvo  resulta em perda de tempo, dinheiro e outros recursos. Jim Andrews  fala sobre as melhores práticas mundiais para a seleção, ativação e avaliação de patrocínio, mostrando como os patrocínios podem gerar benefícios em mídia paga, derivada da compra convencional de espaço, mídia ganha sem compra direta e mídia própria, que já pertence à parte interessada.
O palestrante começa o painel colocando a questão de que um patrocínio no passado não tinha como ser avaliado e que isso é um maior erro de todo o mídia, pois temos sim desde o íncio como avaliar o resultado de uma cota de patrocínio de um evento para sua marca.
Oque se deve levar em consideração antes de começar a negociação de uma cota de patrocínio para um evento é a questão de quanto a empresa poderá investir na ativação da marca além da compra dessa cota.
Precisamos entender exatamente o que o nosso consumidor quer para que possamos ter uma comuniação integrada dentro da compra de uma cota de patrocínio.
Assim que você mídia que esta agora lendo o nosso site receber uma cota de patrocínio para um evento ou um projeto especial, pare por alguns minutos e tente ver se o projeto se encaixe no seu conehcimento de mercado e do cliente, além de:
1 - Crie o seu processo para avaliar uma proposta de forma correta
2 - Procure saber se a verba do cliente para o período é superior a cota de patrocínio do evento
3 - A compra da cota desse patrocínio deverá ser integrada com as outras ações do cliente na mesma época na comunicação tradicional
4 - Avaliação de resultados depois da compra desse patrocínio
O palestrante foi muito feliz nas suas colocações e exemplos apresentados durante o painel quando falava da questão de que cada marca deverá analisar como ela vai fazer falta dentro de um evento, ou como, o cliente vai paerceber essa questão dela não fazer mais parte desse evento como patrocinador.
Por fim depois de vários exemplos de fora do país e de mostrar que as marcas que estão sempre junto de projetos ligado ao esporte são sempre as mais lembradas através de pesquisas de mercado, Jim também presentiou a plateia presente com grandes respostas para os questionamentos das soluções que as marcas nacionais podem trabalhar essa questão de compras de cotas de patrocínio para eventos e projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário