quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hight Tech & High Green

O começo da tarde de hoje aqui no evento contou muito mais com um momento de reflexão do que simplesmente uma apresentação. O painel contou com a participação de Fábio Gandour da IBM e Fred Gelli da tátil com moderação de Pyr Marcondes do Grupo Meio e Mensagem.
O debate entre os expositores rolou em torno das questões de sustentabilidade e tecnologia no mundo atual e as suas expectativas para o futuro das marcas e empresas e com isso começou já discutindo essa relação, será que não é apenas modismo das empresas hoje colocar em todas as suas peças e propagandas a sua preocupação com o meio ambiente? Para o Fábio da IBM “isso é apenas modismo”, coloca também que não acredita nesse modelo Green aplicado atualmente e trouxe um exemplo onde tratava de um cartão colocando dentro dos banheiros do hotel onde tinha informação que as toalhas poderiam plantar mais árvores (uma referência a caso você possa reutilizar a sua toalha evitando que todos os dias elas sejam trocadas e com isso mais economia para o planeta).
Mais um questionamento levantado por ele foi querer saber do público quem no último ano se preocupou em levar os sapatos para um sapateiro no lugar de ir ao shopping comprar outro? Trocar apenas a ponta do salto não pode ser considerado como levar o sapato para um reparo, por isso essas pequenas ações do nosso dia como individuo que pode nos colocar nessa linha de economia e sustentabilidade para o futuro do planeta.
O palestrante Fred da Tátil já trouxe vários exemplos de marcas que se apresentam ao consumidor de forma sustentável e apresentou de uma forma bem didática as ideias que no seu ponto de vista podem ser consideradas como Ecochatas e Ecoduca (uma simples divisão das ações que realmente diminuem o impacto na natureza e as ações que estão lá apenas para figuração dentro do cenário atual).
O assunto é muito mais complexo e por isso precisávamos de muito mais do que apenas uma hora para esse debate onde temos que cada dia mais pensar no futuro do meio ambiente e que cada ação de hoje pode minimizar os danos para o futuro. Isso podemos fazer com todas as nossas marcas e empresas.

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